8 de fevereiro de 2016 Fellipe Silvester

Liderança Coaching

Liderança Coaching

 

A Liderança Coaching Transformacional realizada nas organizações vem mudando significativamente a relação dos profissionais e suas equipes com o trabalho e isso é muito importante, afinal, são pessoas que fazem as organizações conquistarem grandes resultados.

Como costumo dizer: “É importante entender as necessidades e os anseios dos colaboradores”

pois desta forma a liderança se torna TRANSFORMACIONAL e este conceito de liderança define o comportamento do líder ideal que é um gestor que estimula a alta performance de seu time, pautando-se em influência, inspiração, exemplo e motivação. Neste caso, os pilares de liderança são fundamentados na confiança, respeito, colaboração e comprometimento.

O líder transformacional conhece as motivações individuais de seus liderados, compreendendo o perfil de cada um e desenvolvendo suas estratégias de acordo com isso, estabelecendo sincronia e garantindo o alcance de resultados satisfatórios para todos.

“O talento vence jogos, mas só o trabalho em equipe ganha campeonatos.” Michael Jordan.

Mas qual é o segredo dessa motivação?

Este é um tema amplamente explorado quando se trata de liderar e desenvolver pessoas na busca de ter e manter equipes e times de alto desempenho. Como fazer com que colaboradores assumam seu papel e se mantenham engajados no PROPÓSITO?

 “A motivação é pessoal, ou seja, está dentro de cada um de nós.”

MOTIVO + AÇÃO = MOTIVAÇÃO

O que faz com que eu realmente entre em AÇÃO?

Por qual PROPÓSITO você entra em AÇÃO?

Diversos podem ser os motivos que nos impulsione a entrar em AÇÃO. Podendo ser reconhecimento, respeito profissional, promoção, ou até mesmo a melhoria salarial.

“A verdade é que o ato de motivar e gerar transformação deve única de acordo com cada indivíduo.”

Conhecer os colaboradores, seus valores, objetivos e sonhos de maneira que seja possível criar ações que venham de encontro com suas necessidades pessoais e profissionais.

Uma maneira eficaz de promover conhecimento e autoconhecimento dos colaboradores é através do Coaching, um processo de desenvolvimento humano, realizado através de uma metodologia cientificamente comprovada, pautada na combinação de várias ciências como:

Programação Neurolinguística, Sociologia, psicologia, neurociência, que utiliza técnicas da administração, bem como da gestão de pessoas, para apoiar indivíduos e equipes na busca da evolução contínua.

Coaching é desbloquear o seu potencial máximo, é ajudar a aprender em vez de ensinar.”

No momento em que o colaborador olha para dentro de si e reconhece o seu potencial, ele entende e percebe o seu propósito como pessoa e profissional, desse modo é mais fácil promover a motivação através de recursos que venham a combinar seus valores pessoais com os valores organizacionais.

Durante um tempo o papel do colaborador era repetir sem questionamento a tarefa que lhe era passada, na aplicação de uma Liderança TRANSACIONAL como no antigo, velho e triste ditado:

“manda quem pode e obedece quem tem juízo.”

Entenda que cada pessoa possui um conjunto de características, conhecimentos, habilidades e atitudes e despertar esse conteúdo, libertar essas possibilidades e desenvolvê-lo para um alto desempenho é uma das possibilidades do Coaching. Agora ao ser despertado, torna-se alguém altamente produtivo pessoal e profissional, desenvolvendo motivação e proposito para buscar os melhores resultados.

O processo de Coaching proporciona inúmeras melhorias, na qual não vou afirmar que as melhorias vão acontecendo a medida que você percebe o quanto o Coaching potencializa a mudança em vários aspectos como:

  • Autoconhecimento – Pessoas conscientes de si, do seu papel e propósito profissional, trabalham mais engajadas e focadas em algo maior, ou seja, na satisfação e reconhecimento provenientes do seu trabalho e de suas conquistas.
  • Definição de Objetivos – Ter metas e objetivos para alcançar é um fator motivacional e tanto, porque age diretamente no fator ação, tendo em vista que algo precisa ser realizado em um determinado prazo e que isso depende da ação individual e ou coletiva.
  • Defina Prioridades – Trabalhar com prioridades nos objetivos, faz com que o tempo seja mais produtivo, permitindo que a gestão seja mais eficaz.
  • Permite o feedback – Saber dar e receber feedback é fundamental para a motivação. Tanto para quem o faz ou para quem o recebe, o importante é o quanto o desempenho é percebido em ambos os casos. Entenda que “Não existe fracasso apenas feedback.”
  • Libera o potencial – Quando alguém percebe e vê que pode alcançar muito mais, novas possibilidades se apresentam elevando sua autoestima e autoconfiança.

Quando o colaborador se reconhece como parte importante dentro da organização, tendo o Propósito de desempenhar seu papel profissional de maneira criativa e transformativa os resultados serão extraordinários.

Crie valor sobre aquilo que está sendo realizado se perguntando:

Por que é importante? Para quem é importante? Quem eu me torno realizando isso?

E então, como deseja que sua equipe assuma PROPÓSITO na organização?

Qual será seu primeiro passo para entrar em AÇÃO?

Seja um Lider Coach!

Autor: Fellipe Silvester
Formado em Administração
MBA – Gestão Estratégica de Organizações
MBA – Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas
Personal e Professional Coaching
Membro da Sociedade brasileira de Coaching – SBC
Practitioner em Programação Nerolinguistíca
Gestor e Consultor
Email: contato@fellipesilvester.com.br
Facebook: ConsultorFellipeSilvester
Linkedin: Fellipe Silvester
(42)9826-8283

Please follow and like us:
Tagged: , , , , , , , , , , , , ,