14 de outubro de 2015 Fellipe Silvester

Seja Líder da sua Comunicação

Seja Lider da sua Comunicação

Seja Líder da sua comunicação!

Entenda, veja e ouça como as palavras possuem poder e afetam diretamente o resultado de sua comunicação no trabalho. Como diria Gandhi, “O homem arruína mais as coisas com as palavras do que com o silêncio”.

Aqui você irá encontrar as melhores dicas para melhorar sua credibilidade, segurança, confiança e construir sua estratégia pessoal para se tornar o “Lider da sua comunicação”. Não vou afirmar que mais cedo ou mais tarde irá utilizar todas as dicas e obter resultados extraordinários até porque você já sabe como é bom aprender novas maneiras de se comunicar ainda melhor.

A comunicação verbal tem total influência no ambiente de trabalho, elas afetam diretamente as ações e o comportamento, portanto usar as palavras ou expressões certas pode garantir o sucesso na comunicação.

Trabalhando com times e equipes, percebi que o mais importante na comunicação é transformar a comunicação em aspectos positivos.

E fico me perguntando NÃO ou SIM?

Quando uma pessoa ouve uma palavra, o cérebro imediatamente processa esse “dado sensorial” e normalmente escolhemos conscientemente palavras para criar o efeito desejado que estamos desejando. Mas uma das mais curiosas palavras é o “NÃO” e esta curiosidade está justamente no fato que em termos de imagem visual, o cérebro não pode processar a palavra “não” é como se dentro do nosso cérebro a palavra “não” não existisse.

Quando apresentada essa palavra o cérebro cria uma imagem que não era para ser criada. Você tem agora essa experiência quando tenta “NÃO” imaginar um gorila verde limão.

No ambiente de trabalho é fundamental usarmos a melhor linguagem POSITIVA para buscarmos os resultados desejados como, por exemplo:

O Líder faz a seguinte declaração:

“Não cometa muitos erros nesta tarefa ou o resultado não será bom!”

Ao invés disso, o líder deveria falar:

“Certifique-se de fazer o seu melhor nesta tarefa e nosso resultado será excelente!”

Procure falar no positivo, diga o que você quer efetivamente e não oque você não quer, por exemplo:

Não quero ser um líder que se comunica no negativo!” Ao invés disso deveria falar para si mesmo agora, “Eu quero ser um líder que se comunica no positivo com resultados extraordinários!”

 

Ainda é importante manter o foco no que pode ser feito de melhor e positivo com os melhores talentos, características, habilidades e comportamentos individuais.

Outras palavras também podem passar a impressão de que você não está seguro do que está dizendo ou do que quer fazer. Começar uma frase pedindo desculpas, por exemplo, não transmite muita confiança e pode prejudicar sua comunicação.

Algumas palavras e expressões como “tentar”, “talvez” “um tipo de”, “meio que”, não passam confiança, segurança e certeza e podem gerar dúvidas sobre seu conhecimento e confiança no que está sendo dito ou realizado.

“Apenas” ou “Só” e palavras ou expressões no diminutivo podem minimizar a imposição sobre determinada ação. Ao tentar dizer “Apenas quero que só faça isso”, você passa ao interlocutor a impressão de que o fato não possui a importância ou que o comando não merece ser tão respeitado.

Não deixe lacunas na sua comunicação, expressões como “né”, “ahn”, “hum”, “veja bem”, entre outras, são utilizadas comumente para deixar vazios no diálogo e geralmente estão ligadas a organização de pensamento, mas utilizadas repetidamente dão ideia de insegurança, como se não tivesse argumentos ou ainda se foi pego de surpresa e está tentando emitir uma opinião qual não está preparada.

Não vou afirmar que estas dicas irão lhe proporcionar melhorias na sua comunicação hoje, amanhã ou depois. Agora quando for se comunicar lembre-se de que suas palavras tem PODER e podem determinar os comportamento e as ações a serem realizadas.

Comece agora a ser o LÌDER da sua COMUNICAÇÃO!

Autor: Fellipe Silvester
Formado em Administração
MBA – Gestão Estratégica de Organizações
MBA – Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas
Personal e Professional Coaching
Membro da Sociedade brasileira de Coaching – SBC
Practitioner em Programação Nerolinguistíca
Gestor e Consultor
Email: contato@fellipesilvester.com.br
Facebook: ConsultorFellipeSilvester
Linkedin: Fellipe Silvester
(42)9826-8283

Please follow and like us:
Tagged: , , , ,