16 de novembro de 2018 Fellipe Silvester

Meu Deus! O que responder em Por que quero trabalhar nesta empresa?

MEU DEUS! O que responder em

POR QUE DEVO TRABALHAR NESTA EMPRESA?

Por ser algo que muitos entrevistadores desejam saber dos candidatos, é interessante que você tenha uma resposta inteligente e perspicaz na ponta da língua quando te perguntarem “por que você quer trabalhar nesta empresa?”. Os selecionadores sempre a fazem nos processos seletivos na intenção de escolher o perfil certo e mais condizente com as necessidades organizacionais, além de avaliar quais são os objetivos profissionais do candidato, qual é sua clareza em relação à empresa e, especialmente, o que o candidato tem a oferecer à organização caso seja escolhido no processo seletivo.

A grande questão que assola os candidatos – e que poderá te deixar com um certo desânimo – é que não existe uma resposta padrão para esta pergunta. Então, como agir diante disso? O ideal é que você seja o mais autêntico e verdadeiro possível em sua entrevista. Não só diante dessa questão, mas ao longo de todo o processo seletivo, é importante não inventar personagens ou mentir sobre si mesmo. Se o intuito é que a empresa te conheça melhor, nada melhor que apresentar uma resposta condizente com o seu “eu profissional”, certo?

Se prepare para esta pergunta

 

É preciso um pequeno preparo antes da entrevista para que você responda esse questionamento de maneira convincente. São pequenos detalhes incrivelmente poderosos que te ajudarão a conquistar a tão sonhada vaga de emprego!

1 – Faça um levantamento de informações sobre a empresa
Com a acessibilidade promovida pelas redes sociais, ficou muito mais simples conhecer a empresa que oferece a oportunidade trabalho. Sites e perfis nas principais redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter, por exemplo) estão disponíveis para todos os usuários. Dê uma olhada nas publicações, leia a história da empresa, conheça a missão e os valores da organização. Fazer esta pequena pesquisa contribuirá também para que você tenha certeza se quer (ou não) fazer parte do quadro de colaboradores da empresa.
2 – Analise as formas de acesso e transporte
Pode parecer um conselho até bobo, mas acredite: muitas vezes o medo de chegar atrasado em uma entrevista de emprego faz com que muitos candidatos fiquem inseguros na hora de conversar com os selecionadores. Assim que receber a confirmação da entrevista, verifique quais são as melhores formas de chegar até a empresa, como é o trânsito no horário definido e organize a sua agenda para o dia da entrevista. Tais medidas minimizarão possíveis imprevistos.
3 – Conheça os concorrentes e o mercado
Assim como é acessível conhecer a empresa, também é fácil ter informações sobre os possíveis concorrentes e as estratégias utilizadas. O que nos leva a uma outra questão importante: conhecer os concorrentes te ajudará a entender melhor o mercado a que esta empresa está inserida – especialmente se for uma área nova para você.
“Por que quero trabalhar nesta empresa”:
algumas inspirações para respostas
Preparei uma pequena lista com algumas respostas poderosas que contribuirão com a sua aprovação nos processos seletivos! “Porque eu sou um profissional determinado, proativo e comprometido com os resultados da empresa. Já me vejo aqui, trabalhando e colaborando com meus conhecimentos e experiências na área X para que esta empresa cresça ainda mais e conquiste grandes resultados”. Esta resposta é indicada para mostrar o quão proativo e determinado você é enquanto profissional. Demonstra também que você acredita no potencial da empresa no mercado e que suas habilidades profissionais contribuirão de maneira positiva com os futuros resultados.
“Porque eu quero fazer parte de uma empresa que tem tradição de mais de 100 anos no mercado, conhecida por sua excelência e inovação, com crescimento de 20% em meio à crise, que investe no desenvolvimento dos seus profissionais e que acredita em talentos como eu”.
Meu Deus, O que responder em “Porque quero trabalhar nesta empresa”
Utilize esta resposta para deixar evidente que o seu interesse em fazer parte do quadro de colaboradores é pautado pela admiração que você tem pela história da empresa. Esta também é uma boa resposta para mostrar a sua autoconfiança em seus talentos profissionais. “Porque eu acredito que esta empresa é um lugar onde os profissionais são valorizados e têm oportunidades de mostrar seu potencial e talentos. Eu quero ter esta chance e colaborar com minhas experiências, habilidades, conhecimentos e dedicação para que a organização continue crescendo e obtendo sempre grandes resultados. Minha intenção é crescer junto e também ter sucesso em minha carreira fazendo parte desta equipe”.
Esta é uma resposta que pode ser utilizada para mostrar que você conhece a empresa. Mostra, ainda, que você acredita que a empresa te dará oportunidades de crescimento e que você valoriza isto. Além disso, demonstra o quão importante a sua carreira é para você e o seu comprometimento profissional.
Como o Coaching e o seu desenvolvimento podem contribuir com o seu sucesso profissional
Se você deseja ter mais autoconfiança em sua carreira profissional – a começar pela entrevista de emprego -, eu quero te dizer que o Coaching possui técnicas e ferramentas poderosas que poderão te ajudar neste processo. A seguir estão os principais benefícios:
1 – Autoconhecimento
Os processos de Coaching promovem uma verdadeira viagem dentro de si. No campo profissional, o autoconhecimento contribui de maneira poderosa na tomada de decisões importantes para a carreira. A partir do que se sabe sobre si mesmo será mais seguro e eficiente escolher qual carreira seguir, os cargos a serem pleiteados, a rotina de trabalho, entre outras questões. O autoconhecimento é o primeiro passo para ter uma vida profissional feliz e repleta de realizações.
2 – Ouvir na essência
Muito mais do que falar sobre si mesmo em uma entrevista de emprego, você também ouvirá o que os entrevistadores tem a dizer sobre a empresa e demais informações relevantes para o processo seletivo. Por isso, saber ouvir na essência é importante porque, dessa maneira, você mantém a sua atenção voltada para o seu interlocutor – no caso, os selecionadores.
3 – Ter empatia
A empatia é uma habilidade muito poderosa em várias situações da vida. Em entrevistas de emprego – sejam elas individuais ou em grupo -, ter empatia é de extrema importância para que você mostre aos selecionadores a sua capacidade de trabalhar em equipe, além da sua maturidade enquanto profissional.
4 – Inteligência Emocional
Desenvolver a sua Inteligência Emocional contribui bastante com o seu sucesso em situações como uma entrevista de emprego. A Inteligência Emocional faz com que você conheça suas emoções de maneira segura e te aponta as melhores maneiras de lidar com elas. Graças a ela é possível ser mais empático e construir relações interpessoais mais saudáveis. Além disso, a Inteligência Emocional garante uma tomada de decisão com mais racionalidade, evitando atitudes impulsivas e nocivas.
Estas são algumas dicas que preparei para você! É importante dizer que as respostas mencionadas acima são singelas sugestões. Se você preferir fazer algumas alterações para se sentir mais à vontade e construir argumentações que façam mais sentido para você, sem problemas! O importante é que suas respostas destaquem seus diferenciais e englobem seus conhecimentos profissionais, destacando também as qualidades da empresa e, principalmente, que mostre como estajunção de forças, sua e dela, pode trazer ótimos resultados para a organização
empresarial.
Ficarei muito feliz, se de alguma forma, esse conteúdo contribuir e proporcionar
evolução para seu sucesso profissional! E você, o que costuma responder quando
te perguntam “porque você quer trabalhar nessa empresa”?

– Graduado em Administração;
– MBA – Gestão Estratégica de Organizações;
– MBA – Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas;
– Personal e Professional Coaching;
– Leader Coach pelo Behavorial Coaching Institute
– Membro da Sociedade Brasileira de Coaching (SBC);
– Practitioner em Programação Neurolinguistica;
– Especialista em Comportamento
– Conferencista e Articulista RPC TV Afiliada Globo
– Colunista e Articulista Revista Visual
– Professor Universitário

Especializou-se em diversos cursos de vendas e PNL (Programação Neurolinguistica)
Gestor e Consultor (42)99826-8283 – Instagram: @fellipesilvester

Please follow and like us:
Tagged: , , , , , , , , , ,